quarta-feira, 30 de abril de 2014

Coisas que comi em Amsterdam - 2013

Hoje vou mostrar algumas coisas que comi lá nas terras baixas. Algumas diferentes, outras nem tanto, todas maravilhosas que deixaram meu paladar com muita saudade! :) A primeira coisa que provei lá foi um chocolate quente de um café super fofo. Nada de mais, mas eu tava tão empolgada que tirei logo a primeira foto:



Fish and Chips (patat), como na Inglaterra, uma comida de rua fácil de encontrar em Amsterdam. Não é nada de muito especial, mas fazia parte da experiência antropológica, ainda mais servido nesse papel com cara de jornal velho. Vou dizer uma coisa que já haviam me contado antes. As pessoas reclamam da imundície das comidas de rua de maneira geral, mas no Brasil nós tomamos um cuidado particular com essas coisas. Não estou dizendo que somos perfeitamente assépticos, mas que me surpreendi com a sujeira da mão alheia. Tipo unhas pretas. Mas quer saber? Faz parte da experiência! Quanto à porção, achei maior do que consegui aguentar. Realmente tive uma overdose de fritura. Na próxima vez, vou procurar uma boa companhia pra dividir.


Amados waffles. Nunca tinha comido antes. Comprar uma máquina pra fazer em casa está na minha wishlist depois dessa experiência. A massa é muito parecida com a de panqueca e o gosto lembra um pouco uma panqueca doce. Mas é muito melhor. Não sei se é o formato, mas é uma massa fofa, leve e aerada. E por cima disso tudo, uma delciosa calda de chocolate. Acho que poderia ter comido uns 50. A vã que vendia era azul, vintage e maravilhosa também. :)


Waffle no espeto e sorvete de melão e chiclete. O bom de comer no frio é que não derrete. :)


Essa foi a primeira refeição que fiz na Holanda. Por sorte, meu locador cozinhava superbem! Outra coisa legal de lá é que as casas têm janelas realmente grandes e iluminam muito o ambiente, logo, as fotos com luz natural ficam muito boas!


Cachorro quente holandês com repolho, mostarda e milhares de tipos de carnes. Meu locador comeu esse na feira do Haarlem, dos sábados. Fui embora sem saber que gosto é esse... =~~ snif.


Essa coisa que parece cerveja é na verdade o vla, pudim holandês. O gosto não é grande coisa, mas é uma comida que fazia parte da minha lista. Além disso, custava 17 centavos de euro!


Fernandes é o Guaraná Jesus holandês, um refrigerante sabor cereja. Gostei não, mas valeu a experiência!


Meu almoço de quase todos os dias. Fiquei viciada em ovos lá, por nenhum motivo especial. Troquei o arroz por cuzcuz, que é mais fácil de ser preparado. Temperava meu frango com dill, tempero razoavelmente difícil de encontrar no Brasil. Comia salada todos os dias, influenciada pelo meu roommy, Patrick, que fazia saladas deliciosas e comia baldes delas no jantar. Ele me ensinou a colocar ingredientes como queijo de cabra (AI MEU AMOR), cogumelos, abacate e figos. Lá, tudo isso é barato e delicioso.


A coisa holandesa mais deliciosa da viagem: BITTERBALLEN. Não é nada de mais, é um croquete de batata com carne. Como se fosse croquete de sopinha de neném ou alguma coisa assim. Era cremoso por dentro e era servido com um delicioso molho apimentado. Comia  depois das aulas de capoeira com os coleguinhas de turma. Às vezes vendo futebol. :)


Peixe frito de feira (kibbeling) com molho tártaro! Deliciosa bomba de gordura!


Arenque, haring ou maatjesharing, o tradicional peixe cru holandês que se come com tudo, segurando pelo rabinho! Para acompanhar, cebola e picles! Era gostoso, mas não delicioso e não se parecia muito com sushi. O povo come com espinhas e tudo, mas achei elas meio ruins de mastigar. Você compra pelo tamanho e pode encontrar a versão defumada também.


Essa coisa linda de deus é chamado stroopwafel, um waffer bem fininho e crocante com uma deliciosa camada de caramelo ao centro. Também comi em feira! O vendedor de mãos imundas coloca uma porção de massa na forma de metal. Quando pronto, corta ao meio com precisão (não sei como, é realmente muito fino) e recheia com o caramelo. Tem canela na massa ou no recheio, só sei que é delicioso comê-lo quentinho, crocante e macio ao mesmo tempo em um dia frio.

É isso aí! :) Espero que tenham gostado e experimentem vocês mesmos se pisarem por lá!
Afscheid!!!