domingo, 28 de julho de 2013

Catedral de São Basílio



"Quem visita Moscou já tem uma atração em mente: a formidável Catedral de São Basílio. A multicolorida e alegórica igreja ortodoxa cristã fica no coração da cidade, na Praça Vermelha, junto aos muros do Krêmlin. Construído sob ordens de Ivan, o Terrível, após sua vitória na batalha de Kazhan, esta é provavelmente a imagem mais conhecida da Rússia no exterior.
Seus domos coloridos encimam pequenas capelas, sendo uma representação da Cidade de Deus revelada a São João, o Divino. Com claras influências bizantinas, o projeto de Posnik Yakolev foi concluído em 1561. Uma das lendas mais resistentes ligadas a São Basílio é que o czar, satisfeitíssimo com o trabalho final, mandou cegar o arquiteto para que ele nunca mais pudesse construir algo semelhante. O fato é que várias obras de Yakolev, incluindo a Catedral de Vladimir, foram levantadas após a policromática catedral moscovita."

Pensei em milhares de coisas para escrever nesse post, mas agora que é a hora, nada me vem a cabeça. Eu podia me aprimorar na História da Catedral, mas não é bem o objetivo do blog, nem eu sou tão entendedora para passar informações seguras. Só digo que é a coisa mais linda que eu já vi na vida. Já estava nos meus planos vê-la pessoalmente quando o assunto Rússia surgiu, e eu já admirava muito antes de pensar em viajar. Pra mim, eram os Palácios de Doces. Eu não sabia que a gente ia ver a Catedral quando saímos de casa naquele dia. Por onde estávamos, no metrô, havia várias construções e um pequeno declive até chegar nela. Eu não sabia disso. Vi uma pontinha colorida e pensei "Será que é?". Andei um pouquinho "Caramba, é...?". Alguns palavrões encheram minha boca, mas logo sumiram, como qualquer palavra que pudesse me vir à cabeça. Simplesmente é isso, não tem palavras. Se pudesse, ficaria o dia todo admirando. A vida toda. Sem cansar.











Obrigada Rússia, sua linda.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Aniversário - parte 1: Vidro dos Sonhos

Daqui a mais ou menos 2 semanas, estarei comemorando minhas 22 primaveras em um picnic no parque. Não sou o tipo de pessoa que costuma fazer festas, mas achei que esse ano eu merecia. Então essa é a minha primeira festinha handmade, e eu gostaria de mostrar aqui o making off para quem se inspirar em fazer uma também. É gosto pessoal, mas eu não suporto mais ver pessoas pagando rios de dinheiro pela mesma festa industrial, quando podiam reunir as coisas que mais gostam e fazer tudo com a sua cara. E bem mais barato também. Hoje vou começar pelo Vidro dos Sonhos, idéia de uma daquelas imagens que a gente vê no facebook e não sabe exatamente de onde vem. Quero usá-lo para decorar a mesa das comidinhas!


Existe algumas maneiras diferentes de fazer e decorar seu vidro. Eu escolhi a mais básica: vidro + retalho de algodão cru + linha de bordar + agulha + cola quente.


Não fiz o acabamento de propósito, para ficar com uma cara mais rústica. Bordei "dreams" do jeito mais simples (tinha esquecido como bordar é gostoso :) ).


Colei com cola quente no vidro. É bom colar com cola quente se você quiser reutilizar o vidro depois (como eu farei para guardar massas de biscuit). Pode usar ainda cola de artesanato, alguma outra própria para vidro, ou se quiser tudo colado para todo o sempre, Araldite. 


Hora de escrever os sonhos em pedacinhos de papel grandes o suficiente para fazer um rolinho bonitinho. Você pode economizar cortando menorzinho e dobrando, mas acho que enrolado com lacinho fica bem mais bonitinho! Essa não é uma parte muito fácil. Ainda mais porque eu escolhi um vidrão enorme e percebi que não tenho tantos sonhos para preenchê-lo. Então o meu critério mudou de "sonhos realistas e realizáveis" para "todo tipo de sonho possível", inclusive voar e tal, hehe. Pelo menos não coloquei um monte de papéis em branco só pra decorar. E isso nem passou pela minha cabeça. :P


Hora de enrolar o papelzinho. Passar uma das lâminas da tesoura ao longo do papel ajuda a enrolar. Depois é só amarrar um pedadinho de linha ou fita.


Esses são os meus sonhos até o momento. Parece pouco mas não é, deu trabalho. Também é uma boa idéia realizá-los ao invés de ficar só olhando, né? Tipo pegar um papelzinho por mês, ou alguma coisa assim. :)


E é assim que o vidro vai ficar na mesa! :) Espero que combine com a decoração toda, que ainda estou elaborando e catando coisas pela casa para fazer. Vou mostrando os preparativos aos poucos ok?

domingo, 14 de julho de 2013

Minion apresenta: presente de passarote!


Não sei se todo mundo sabe, mas recentemente eu ganhei um presente muito legal! Eu particularmente acho que os presentes handmade são os melhores!! Super original, que não tem preço porque é único e foi feito com carinho! Se você não sabe de quem eu estou falando, confira o passo-a-passo aqui. Combine 1 amiga legal + habilidades artísticas + 1 presente + 1 minion + papel + carimbo.







Valeu o presente, Beebs! :D Vou usar como marca-registrada nos presentes e produtos que fizer!!

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Sketchbook Challenge: introdução e pássaros.

Quando cheguei em Amsterdam e entrei na primeira papelaria, não pude deixar de levar um sketchbook. Queria fazer aulas de aquarela, inspirada pelo meu primo. Comecei a fazer meus rabiscos e a procurar na internet inspiração nos sketchbooks dos outros. Até que um belo dia me deparei com este blog e descobri esse tal de Sketchbook Challenge. Para resumir, consiste em um punhado de artistas (amadores ou não) pintando um tema escolhido por mês e compartilhando seus trabalhos. Não entrei oficialmente no grupo, mas comecei a fazer meu próprio challenge. Se alguém se interessar, pode me mandar um e-mail. :) Anoto as idéias de tema e vou desenhando e pintando aos poucos. O primeiro que vou apresentar hoje é, obviamente, pássaros. Por que será?


 Peguei imagens de pássaros bonitos no google (exceto essa andorinha preta, que é a tattoo de uma amiga linda :) ), fiz o rascunho com lapiseira e passei aquarela. A letra de música é "Meu Canário" (uma das minhas músicas preferidas de toda a vida), da Marisa Monte. Há alguns livros com temática de Sketchbook (mais em sites gringos, Ebay e Amazon) à venda se alguém se interessar. Estou pensando em adquirir um, acho que tenho muito o que aprender, ainda mais pra quem se nega a fazer aulas. :x
Pra fechar com chave de ouro, o clipe de "Noites de um Verão Qualquer", música do Skank com temática de Sketch. Enjoy! :)



quarta-feira, 3 de julho de 2013

Receita: Biscoito de Cachorro

Há mais ou menos uma semana, eu fui comprar uma assadeira de minicupcakes em uma loja e achei uma das coisas mais legais do mundo!! Um cortador de biscoito em forma de osso!! Não é uma coisa legal aleatória que eu levei por impulso. Eu realmente gastei tempo da minha vida procurando um desses pra vender. Na Livraria Cultura tem um livro de receitas de cachorro que vem com cortadores de biscoito de osso (acho que 3). Mas o livro custava, sei lá, uns 80 pau. No way, José.


Fazer a comida do seu próprio cachorro é um grande dilema pra muita gente. Muitas acham que ração é só um grande emaranhado de corantes e conservantes e preferem fazer a comida pra ter certeza da origem da comida do bichinho. Outras acham que comida de gente é um grande veneno pra cachorro e faz eles terem milhares de problemas. Outras ainda gostam da culinária pet mas preferem comprar ração pela praticidade. Já vi alguns veterinários com opiniões bem distintas. Então, antes de mais nada, aconselho a todo mundo perguntar ao seu veterinário de confiança a opinião dele antes de tomar qualquer decisão "drástica" como essa. A minha opinião (lembrando que não sou profissional da área) é a seguinte: por mais que tenha alguns componentes industriais, as rações são uma opção excelente de alimentação para o seu cão porque são feitas por especialistas preocupados com uma alimentação balanceada. O organismo do cachorro é muito diferente do nosso, então é ingenuidade pensar que basta dar ao cachorro o que você come e ele estará saudável. Os níveis de proteínas, carboidratos, etc. exigidos para um cachorro são bem diferentes dos nossos e precisam ser respeitados. Se você se comprometer a pesquisar e fazer uma refeição completa, acho que não tem problema cozinhar para o cachorro todos os dias. Mas isso é uma coisa que precisa ser pesquisada e conversada com um veterinário. Por exemplo, não coloque alho, cebola, sal ou condimentos na comida do seu cachorro. A comida não vai ficar insosa. Na natureza, isso não faz parte de sua alimentação. Também não dê apenas os restos da "limpa" da carne que você consome. O cachorro não pode passar a vida a base de gordura e nervos. Nem preciso dizer para não dar sorvete e chocolate né? Pode ser ridículo, mas conheci uma pessoa que dava não só isso, mas também vinho pro seu cachorro. Claro que ele passou muito mal e teve uma série de complicações depois. Não sei se a pessoa era ingênua ou burra, juro.

Abrindo e cortando a massa.

Essa receita que eu fiz, não consultei nenhum especialista, só usei informações de conversas anteriores que tive com os veterinários. Meu amigo veterinário me deu uma bronca depois, dizendo para evitar o fubá, que faz mal aos cães em grande quantidade. Mas já que era só um petisco de vez em nunca, ele disse que tudo bem. Não se engane pela internet. Vi muitas receitas terríveis por aí, que mandavam colocar óleo de fritura, cubos de caldo Knor, entre outras porcarias. Por isso repito, pergunte ao vet. Eu juntei informações de algumas receitas e adaptei para formar a minha. Os meus critérios de seleção dos ingredientes foram os seguintes: 1- O que o veterinário aprova? 2- Isso faz parte da alimentação do meu cão? (alguns dos ingredientes que usei faziam parte da composição da ração que eles comem todos os dias, como os cereais integrais). Se a resposta foi sim pra ambos, a criação está completa. Então essa foi a receita que usei:


  •  1 xícara de farinha de aveia
  •  1 xícara de ração triturada
  •  1/2 xícara de fubá (podendo ser trocada por um farelo integral)
  •  1/3 de xícara de água
  •  1 ovo
  •  1 xícara de cenoura cozida
  •  2 colheres de sopa de azeite


Biscoitos crus indo ao forno.

Bati a ração no liquidificador e peneirei para formar uma farinha. Bati também a cenoura cozida até formar uma pasta. Fui acrescentando os outros ingredientes em uma vasilha e misturando até formar uma massa homogênea. Acertei o ponto com a farinha de aveia para conseguir passar o rolo de macarrão e esticar a massa sequinha. O resultado do teste foi: 1cm de massa = ela fica um pouco molinha por dentro; 0,5 cm de massa = o biscoito fica fininho e inverga com o aquecimento. Na próxima, usarei o meio termo. Cortei com o lindo-maravilhoso cortador de biscoito <3 e dispus na forma untada com azeite. Levei ao forno médio até ficarem sequinhos. Não calculei o tempo, sorry. :( E esse foi o resultado:



Será que alguém gostou? :)

Pituxinho da mamãe.
Ps. A minha mãe comeu o biscoito. Ela não sabia que era de cachorro. A minha vizinha também comeu. Ela sabia. Haha.