Minha cidade é bem especial. Vivemos em um dos dos biomas mais raros e incríveis do mundo. Terra plana, cidade abraçada pelo céu. Ficamos vários meses sem uma gota de chuva. A umidade do ar por vezes se assemelha à do Deserto do Saara. O chão fica vermelho de terra e tudo o que é vivo parece morrer. No auge da seca, porém, a árvore mais bonita que temos floresce magicamente e ilumina a cidade com suas cores vibrantes. É como se fosse um lembrete. Consegue mudar o humor e colocar um sorriso nos lábios das pessoas emburradas, afogadas pelo calor. Tempo depois, caem as primeiras gotas de chuva. Brasília é temperamental, gosta de viver de extremos. Não sabemos o que é garoa, só tempestade. E basta um único pé d'água pro verde começar a brotar. É assim, um dia e a vida reaparece com força. E essa é a época mais incrível do ano, do renascimento. Acho que este devia ser nosso Ano Novo.
domingo, 29 de setembro de 2013
domingo, 15 de setembro de 2013
Sachês de Macarron
Queria fazer alguma coisa legal de lembrancinha para o meu picnic de aniversário. Quando comecei a fazer minhas coisinhas de feltro (inclusive minha boneca Sabine), fiquei completamente viciada na técnica. Queria fazer mil coisas, em especial brinquedos para crianças. Me atraiu muito tentar fazer comidinhas de pano para mini chefs, o que resultou em pizza, sanduíche, cenoura e cupcake. Depois tive a idéia de fazer macarrons, e pareceu óbvio de alguma forma, transformá-los em sachês para gavetas, armários e carros. Seria a lembrancinha perfeita para o meu picnic, se tivesse me lembrado de entregá-los aos convidados. :( My bad. Enquanto eu reencontro todos os amigos para presenteá-los, aí vai um DIY! :D Para fazer, você vai precisar de:
- 2 tampinhas de essência da sua escolha
- 2 tampas de veículo de perfume (desde que o álcool de cereais foi proibido)
- 1 tampa de fixador
- 0,5 kg de sagu
- tesoura
- linha e agulha
- feltro
- cola para artesanato ou cola quente
Para escolher as cores que irá utilizar, pense nos sabores dos macarrons. Em alguns lugares que vendem, todos têm o mesmo sabor, só muda o corante. Mas além desses, existe uma variedade muito grande de sabores, principalmente no recheio!! Eu usei os tons que queria na decoração do picnic, que por acaso deu em: chocolate, café, morango e baunilha.
Primeiro você precisa misturar a essência, o veículo e o fixador com o sagu e deixar evaporar.
Enquanto evapora, corte círculos de feltro para fazer os macarrons. Lembre-se que o recheio tem que ser um círculo menor. Esse círculo grande tem mais ou menos o tamanho da palma da minha mão. A medida que usei foi uma daquelas réguas de criança, mas você pode usar um copo, caneca ou qualquer coisa redonda. Pode cortar vários porque 0,5 kg de sagu rende muito.
Agora você precisa passar a costura por toda a borda do círculo grande, para cima e para baixo, sem mistério. Usei linha dupla para ficar mais firme e não correr o risco de arrebentar quando eu puxar. Isso é nada mais nada menos que um fuxico!
Quando você puxa a linha, o tecido franze e faz uma bolinha, assim:
Aí é a hora de colocar um punhadinho de sagu:
E puxar a linha para guardar o sagu dentro do fuxico:
Então você precisa passar a linha pela parte enrugadinha várias vezes para fechar bem o fuxico e não deixar o sagu escapar:
Depois é só cortar e amarrar (essa parte é mais fácil quando você usa linha dupla). Vai ficar assim:
E atrás fica assim:
Hora do recheio! Pegue dois círculos menores:
Costure um ao outro assim:
Olha que bonitinho:
Com dois fuxicos e um recheio, já dá pra montar o hambúrguer macarron.
Passe uma boa quantidade de cola de artesanato na parte enrugadinha do fuxico e una ao recheio, depois à outra metade.
Aperte bem para colar direitinho:
Eles vão ficar assim, ó que gracinha:
Agora já dá pra colocar na gaveta e deixar suas roupas cheirosinhas. <3
Espero que tenham gostado! :D
See ya!
Assinar:
Postagens (Atom)