Esse ano, surgiu a oportunidade de passar o feriado de Páscoa na Rússia. Fiquei em Moscou com amigos por uma semana e foi mesmo uma experiência incrível. Sem o convite deles, acho que eu nunca teria ido à Rússia por vontade própria, principalmente por medo do idioma. E sim, essa é a parte complicada da Rússia. É muito difícil se comunicar com as pessoas em inglês por lá, e grande parte da sinalização está em russo. Então, a menos que você seja extremamente corajoso e aventureiro, aconselho a visitar a Rússia em companhia de alguém que saiba pelo menos um pouquinho da língua, ok? Essa é a minha opinião, não a verdade absoluta do mundo, mas é o meu conselho.
A Páscoa na Rússia não coincide com a que comemoramos no Brasil ou na Europa, então esse ano eu não tive Páscoa. Antes que comecem a chorar por mim, eu não sou tão fã de chocolate como qualquer mortal, então pra ser sincera, não senti falta dessa parte. Hehe.
|
Borsch |
Cheguei em Moscou quando já era pra ser primavera. Entretanto, este ano o inverno do hemisfério norte foi bem mais longo do que o normal. Eu, que esperava chegar em uma Moscou verde e de céu azul, fui recebida por um metro de neve e tempo nublado. Foi até bom ver a neve, mas sabe... o frio russo é uma arma de guerra. Peguei as temperaturas mais baixas da minha vida, mas como não ficava acompanhando, um dia que tava só frio deu -17 graus. Você não viu quando tava frio pra c*ralho... isso é realmente... frio.
Dividi um apartamento com 3 amigos e por conta disso, gastamos o mesmo que teríamos gastado para visitar qualquer outra cidade turística da Europa. O custo de vida em Moscou na época era ligeiramente mais barato que na Europa, com exceção da moradia, que era realmente cara. Mas se você tiver a oportunidade de conhecer Moscou, vá. É uma das cidades mais lindas que já vi na vida. Não que eu tenha visto muitas, mas acho que vai ficar no top 5 pra sempre. Vou mostrar nos próximos posts.
|
Empanado de frango, carne com molho de cogumelos e blini! |
Mas já que esse é um post sobre comida, vamos a ela! Na primeira foto, você me viu comendo Borsch, a sopa mais tradicional da Rússia. É uma sopa de beterraba. Mas... beterraba? É. É uma das melhores sopas que já comi, e nem sou fã de beterraba. As opções são com ou sem carne, ambas deliciosas. Se você quiser sentir o paladar russo, adicione à sopa uma porção de creme de leite azedo (como se fosse uma coalhada). É uma delícia! Antes de ir pra Rússia, ficava me perguntando wtf as pessoas comiam lá. Dei uma pesquisada e vi muitos legumes cozidos, carnes, tortas. Chegando lá, encontrei tudo isso. Mas me surpreendi deliciosamente com o sabor e simplicidade da culinária russa. Não imaginei que fosse nada de mais, mas é realmente gostosa. De lamber os dedos mesmo. E por incrível que pareça, não é muito diferente da nossa comida no quesito tempero. Os temperos são simples, suaves e naturais de maneira geral. Eles não comem muito condimento, nem muita especiaria. Isso faz tudo descer redondinho.
Na segunda foto, a minha primeira refeição na Rússia, em um restaurante chamado My My (pronuncia-se Mu Mu), um self service delicioso onde tudo tem temática de vaca. No meu prato, temos essas bolinhas empanadas de frango, carne com molho de cogumelos e blini, a tradicional e deliciosa panquequinha russa. Me senti em casa, porque tem o gosto da panqueca da minha Mamuska. Repeti esse prato algumas vezes. Não tantas quanto gostaria...
|
Todo mundo comendo. |
|
Prato da Lhu (o nome dela é Lhubof, significa amor <3): batatas cozidas, legumes e empanado de frango. |
|
Prato da Olga, mãe da Lhu: frango grelhado, legumes e pão. |
Isso eu não sei o nome, infelizmente. É uma massa doce frita, que lembra mais ou menos bolinho de chuva, mas é muito mais leve. E polvilhado de açúcar de confeiteiro. Parece bom né? É melhor.
|
O que é isso? |
O que é isso? Salsicha? Linguiça? Presuntado? Queijo? Salame? Leite de ursa coalhado? Comida de cachorro? Chucrute? Banha? Não, não, não, não. Isso é sorvete de flocos! Só um jeito diferente de embalar! Você abre e corta em fatias, como se fosse salame. E é delicioso, muito parecido com o nosso.
Isso aí é mais ou menos uma seção Subway do supermercado. Uma coisa que você precisa saber sobre os russos é que eles são loucos por maionese, o que inclui salada de maionese. Você bota tudo isso aí em um potão com um monte de maionese e é isso aí, uma refeição. Essa foi uma das coisas que não provei. Infelizmente não tenho um programa de TV para financiar as minhas refeições pelo mundo, então precisei fazer algumas escolhas. :(
Os russos são mundialmente famosos pelo seu chá, e têm esse jeito fofo de preparar. Eu achei que gostava de chá, mas tomar "suco de erva quente" sem açúcar não me apeteceu muito não. Infelizmente o café russo é uma droga (desculpe, Rússia), então fiquei na Coca Cola mesmo. Mas se quer provar um refrigerante diferente e gostoso (por que não?), prove o refrigerante da mesma erva verde que é feito o chá. É bem gostoso, nunca tinha provado nada parecido.
Isso é uma cruza de bolo com biscoito. Os biscoitos russos são especiais também. São bonitos e têm um gosto especial, meio de pão de mel, mas sem ser tão enjoativos. São muito decorados, bonitos e gostosos, bem natalinos. Não sei se os famosos biscoitos de Natal vieram daí, mas esses deixam os americanos no chinelo.
Churrasco russo. Não provei. :(
Isso é uma sobremesa linda e purpurinada. Não sei se é tipicamente russa. Comemos no dia que chamamos amigos russos do curso de português da Lhu para um domingo de feijoada (foi um sucesso :D). O professor trouxe essas bolinhas lindas. Parece cobertura de banana caramelada, mas é bem macio, parece um pudim com um creme dentro. Muito bom! Não faço idéia de como foi feito também...
Isso não é comida Russa, mas coreana. Não tenho muito a dizer sobre isso, só que tinha um restaurante coreano massa e que a gente foi provar. Isso aí cozinhando é carne (não sei qual, nem comi, só tirei foto). Nesse restaurante, as mesas eram baixas, sentávamos no chão sem sapatos e cozinhávamos à mesa. Tão legal! :D
|
Gyoza |
|
Macarrão bem apimentado com molho de carne e alguns legumes. |
Ah Rússia... que saudade...