terça-feira, 20 de agosto de 2013

DIY - Fichário de tecido

Hoje vou mostrar como fazer o fichário de tecido que uso para guardar meus desenhos de aquarela! Na época de escola, ficava oscilando no dilema caderno versus fichário*, até ver um modelo (se eu não me engano da Capricho), que juntava o melhor dos dois mundos. Uma capa dura, um bloco de fichário e duas argolas de plástico prendiam as folhas. Achei ótimo por ter as dimensões de um caderno, com a possibilidade de tirar e trocar as folhas de lugar. Fiz o meu primeiro desses depois que já tinha começado a fazer meus próprios cadernos com capa de tecido, e quando descobri que essas argolinhas são fáceis de encontrar em armarinhos e lojas de bijuterias.

*Cara de epifania ao lembrar de como eram vãos meus problemas.


Os materiais:
  • Cola branca
  • Tecido
  • Bloco de papel
  • Papelão para fazer a capa (usei o papelão que vem atrás do bloco de Canson)
  • Pincel
  • Argolas de metal
  • Furador de papel



A primeira coisa a fazer é furar a capa. Use-a como modelo para riscar e furar as folhas para que fique tudo do mesmo tamanho. O que eu fiz foi simples, comprei um bloco de Canson, usei o papelão de trás para fazer a capa e cortei todas as folhas ao meio, para formar um caderno pequeno. Furei tudo e fiquei com o dobro de folhas.


Passei cola branca em toda a capa e cole o tecido por cima, esticando bem a cola (passar uma camada fina e uniforme) e o tecido, alisando com as mãos para ficar bem esticadinho. Deixei essa parte feia do adesivo da marca para dentro, senão ia aparecer por baixo do tecido. Não se preocupe em colocar o tecido por cima dos furos, depois é só espetar o tecido com alguma coisa pontuda.


Dobre as bordas como se encapasse um livro e vai ficar assim:


Use um papel mais durinho (cartão, canson) para fazer o acabamento por dentro. Meça um pedaço com um pouco menos de 0,5 cm das bordas e cole esticando bem a cola para não deixar o papel úmido e feio. Alise bem e capriche nas bordas.


Refure o tecido e o papel usando como base o furo do papelão.


Faça o mesmo com a outra metade de papelão da capa. Depois é só deixar secar bem (para não enrugar as folhas de dentro) e juntar, unindo tudo com as argolas.


Vai ficar lindo, assim ó:



É isso! :) Espero que tenham gostado!