quarta-feira, 3 de julho de 2013

Receita: Biscoito de Cachorro

Há mais ou menos uma semana, eu fui comprar uma assadeira de minicupcakes em uma loja e achei uma das coisas mais legais do mundo!! Um cortador de biscoito em forma de osso!! Não é uma coisa legal aleatória que eu levei por impulso. Eu realmente gastei tempo da minha vida procurando um desses pra vender. Na Livraria Cultura tem um livro de receitas de cachorro que vem com cortadores de biscoito de osso (acho que 3). Mas o livro custava, sei lá, uns 80 pau. No way, José.


Fazer a comida do seu próprio cachorro é um grande dilema pra muita gente. Muitas acham que ração é só um grande emaranhado de corantes e conservantes e preferem fazer a comida pra ter certeza da origem da comida do bichinho. Outras acham que comida de gente é um grande veneno pra cachorro e faz eles terem milhares de problemas. Outras ainda gostam da culinária pet mas preferem comprar ração pela praticidade. Já vi alguns veterinários com opiniões bem distintas. Então, antes de mais nada, aconselho a todo mundo perguntar ao seu veterinário de confiança a opinião dele antes de tomar qualquer decisão "drástica" como essa. A minha opinião (lembrando que não sou profissional da área) é a seguinte: por mais que tenha alguns componentes industriais, as rações são uma opção excelente de alimentação para o seu cão porque são feitas por especialistas preocupados com uma alimentação balanceada. O organismo do cachorro é muito diferente do nosso, então é ingenuidade pensar que basta dar ao cachorro o que você come e ele estará saudável. Os níveis de proteínas, carboidratos, etc. exigidos para um cachorro são bem diferentes dos nossos e precisam ser respeitados. Se você se comprometer a pesquisar e fazer uma refeição completa, acho que não tem problema cozinhar para o cachorro todos os dias. Mas isso é uma coisa que precisa ser pesquisada e conversada com um veterinário. Por exemplo, não coloque alho, cebola, sal ou condimentos na comida do seu cachorro. A comida não vai ficar insosa. Na natureza, isso não faz parte de sua alimentação. Também não dê apenas os restos da "limpa" da carne que você consome. O cachorro não pode passar a vida a base de gordura e nervos. Nem preciso dizer para não dar sorvete e chocolate né? Pode ser ridículo, mas conheci uma pessoa que dava não só isso, mas também vinho pro seu cachorro. Claro que ele passou muito mal e teve uma série de complicações depois. Não sei se a pessoa era ingênua ou burra, juro.

Abrindo e cortando a massa.

Essa receita que eu fiz, não consultei nenhum especialista, só usei informações de conversas anteriores que tive com os veterinários. Meu amigo veterinário me deu uma bronca depois, dizendo para evitar o fubá, que faz mal aos cães em grande quantidade. Mas já que era só um petisco de vez em nunca, ele disse que tudo bem. Não se engane pela internet. Vi muitas receitas terríveis por aí, que mandavam colocar óleo de fritura, cubos de caldo Knor, entre outras porcarias. Por isso repito, pergunte ao vet. Eu juntei informações de algumas receitas e adaptei para formar a minha. Os meus critérios de seleção dos ingredientes foram os seguintes: 1- O que o veterinário aprova? 2- Isso faz parte da alimentação do meu cão? (alguns dos ingredientes que usei faziam parte da composição da ração que eles comem todos os dias, como os cereais integrais). Se a resposta foi sim pra ambos, a criação está completa. Então essa foi a receita que usei:


  •  1 xícara de farinha de aveia
  •  1 xícara de ração triturada
  •  1/2 xícara de fubá (podendo ser trocada por um farelo integral)
  •  1/3 de xícara de água
  •  1 ovo
  •  1 xícara de cenoura cozida
  •  2 colheres de sopa de azeite


Biscoitos crus indo ao forno.

Bati a ração no liquidificador e peneirei para formar uma farinha. Bati também a cenoura cozida até formar uma pasta. Fui acrescentando os outros ingredientes em uma vasilha e misturando até formar uma massa homogênea. Acertei o ponto com a farinha de aveia para conseguir passar o rolo de macarrão e esticar a massa sequinha. O resultado do teste foi: 1cm de massa = ela fica um pouco molinha por dentro; 0,5 cm de massa = o biscoito fica fininho e inverga com o aquecimento. Na próxima, usarei o meio termo. Cortei com o lindo-maravilhoso cortador de biscoito <3 e dispus na forma untada com azeite. Levei ao forno médio até ficarem sequinhos. Não calculei o tempo, sorry. :( E esse foi o resultado:



Será que alguém gostou? :)

Pituxinho da mamãe.
Ps. A minha mãe comeu o biscoito. Ela não sabia que era de cachorro. A minha vizinha também comeu. Ela sabia. Haha.