terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Desafio Culinário: bolo de côco

Mais um projetinho para o blog: Desafio Culinário. Ao contrário da proposta de muitos projetos, não quero estabelecer uma meta para este. Eu acho que os projetos sempre correm esse risco: ao invés de terem o lazer como proposta, acabam se tornando uma obrigação chata. Por isso evito participar de alguns projetos, já tenho obrigações demais (hehe). Então este vai ser assim: sempre que me der na telha, sempre que houver inspiração, vou fazer uma receita que nunca fiz antes e compartilhar aqui. Vai ser um desafio porque foi feito por mim pela primeira vez, e prometo postar todos os resultados, por mais desagradáveis que sejam às vezes (coisas queimadas e horrorosas por exemplo). :P Gosto de experimentar receitas novas de links da internet, e sempre vou colocar a referência ok? Esse primeiro, veio do blog da Beebs, confiram a receita lá!

Achei que ficou com cara de pão de queijo... o.O
Na proposta da Beebs, os bolos foram feitos em canecas, no microondas. Eu resolvi testar minha assadeira de cupcakes de 6 unidades pela primeira vez e gostei muito do resultado! Vou aproveitar a oportunidade para divagar sobre os amados cupcakes. ATENÇÃO: Se tem estômago fraco ou hipersensibilidade, não continue lendo ok? Você foi avisado.
Eu, particularmente, não gosto de cupcakes. Não estou falando de todos os cupcakes do universo, estou falando desses que compramos em shoppings mesmo. A proposta do cupcake é de ser um bolo, com recheio e cobertura, e aí está a graça da coisa: dar aquela mordida para sentir ao mesmo tempo a harmonia dos 3 sabores (e por vezes sujar o nariz também hoho). Porém, com a proposta de fazer um produto industrializado e durável, muitos destes sabores perdem a qualidade. As ganaches frequentemente são duras, secas, como se fossem feitas há dias. Os confeitos coloridos que tanto encantam nossos olhos, têm gosto de parede. O bolo geralmente é bom e preserva o recheio, mas a combinação é desastrosa. E são caros pra caraca também. A moral da história pra mim é que eles são muito mais bonitos que gostosos, isso acaba com toda a graça da coisa. Já comprei cupcakes várias vezes pela beleza e acabei triste (com o gosto) e arrependida (com o gasto). Eu só me aventurei em fazer bolinhos mais simples, sem muitos requintes (como este da foto), mas que certamente foram mais gostosos do que os que pagamos fortunas nos shoppings. O sabor caseiro, fresquinho, é simplesmente impagável. E prefiro usar ingredientes simples. Neste caso, pra mim menos é mais.

Estes estão brilhantes por conta da cobertura de leite de côco com açúcar
A receita da Beebs deu pra exatos 6 bolinhos na assadeira (para 6), que foi um grande achado. Eu já queria comprar uma assadeira dessas há tempos, mas na minha cidade eram muito caras (a de 12, cerca de R$ 70). Encontrei uma loja que oferecia por um preço mais em conta (R$ 50), mas estava com o produto em falta e seguiu assim por vários dias. Até que finalmente encontrei uma loja com a forminha para 6 a um custo de aproximadamente R$ 20. Fiquei muito feliz e não pensei duas vezes em levar pra casa (também tinha acabado de adquirir um forninho elétrico, já que o forno do meu fogão sola-tudo já tem um milhão muitos anos). Confesso que fiquei meses (isso mesmo :( ) sem testar, o que pareceu fogo de palha, mas FINALMENTE chegou o dia! E ta-da: meus primeiros bolinhos na assadeira nova!