sábado, 10 de maio de 2014

Modelo nu - Feminino





Esses são alguns dos rabiscos que ando fazendo na matéria de desenho que peguei na faculdade. Já comentei um pouco sobre isso, mas vou dizer de novo que estou muito feliz com o meu desenvolvimento. Os desafios lá são diários. Minhas maiores dificuldades do momento são 1) desenhar rostos; 2) fazer qualquer figura humana em 15 segundos (toda aula temos que fazer); e 3) fucking enquadramento (minhas figuras sempre ficam cortadas). Eu, que antes desprezava o carvão, estou completamente apaixonada. Outra coisa muito diferente e interessante pra mim é a oportunidade de trabalhar com modelos vivos (nus). Esses desenhos acima são da primeira modelo feminina que desenhei (ontem). Eu sempre desenhava pessoas vendo fotos, mas ao vivo é muito mais interessante. Nudez é um tema muito legal de analisar. Apesar de ser visto como tabu pela maioria das pessoas, os modelos vivos sempre foram muito respeitados no mundo artístico. É uma grande hipocrisia temer ou condenar o nu. Além de sermos bombardeados o tempo todo com a nudez (ou semi nudez), é uma condição humana renegada, vista como fonte de vergonha. Isso dá bons estudos de psicologia!Várias pessoas me perguntaram se a aula não fica com clima de sacanagem e se você não se desconcentra observando o corpo alheio. Vou dizer que não. Todo mundo fica super sério e não é necessário fazer muita força pra isso. Alguns dos nossos desenhos são feitos em segundos, outros em minutos, então nem há tempo pra ficar se distraindo, MESMO. Olhar um corpo com o objetivo de retratá-lo (ou como minha professora diz, registrar o gesto) é muito diferente de olhar um corpo em uma interação social qualquer. Ali ele é um objeto, e você precisa se atentar aos detalhes do objeto e captar o que é importante. Eu adorei e recomendo pra todo mundo. Você pode começar até com você mesmo (a). Experimenta!