quarta-feira, 10 de abril de 2013

Um mercado português.

Quando eu decidi fazer essa viagem, tive várias idéias de projetos de fotografia para o blog com o tema "volta ao mundo". Um deles foi tirar fotos de supermercados de diferentes países para mostrar suas particularidades. Logo no início, vi que essa proposta era um tanto quanto enviável. Nem todos os supermercados permitem que você tire fotos dos produtos e/ou do espaço, e eu realmente não queria arranjar motivo para brigarem comigo em uma língua totalmente estranha. Uma solução para esse problema, é tirar fotos em feiras ao ar livre, como descobri assim que cheguei em Amsterdam. Tirei várias fotos da feira e vou compartilhar em breve. Mas hoje, como o título diz, é dia de apresentar um supermercado português bem famoso, mas que me chamou atenção pela beleza, limpeza e organização. Claro, além daqueles produtos que você simplesmente não acha no Brasil.
Bom, a primeira coisa que me chamou a atenção foi a quantidade e encanto das embalagens em estilo vintage. Não sei se é tradição portuguesa, ou moda do mundo do design, mas tem uma embalagem mais linda que a outra. Juro que queria ter fotografado e publicado todas as que vi!



Atenção ao modelito de crochê em duas variações de cores.


A segunda coisa diferente que reparei foi nos sabores diferenciados de refrigerantes. Alguém lembra de Fanta Citrus e Maçã? As duas deliciosas, a última mais ainda, apesar do aspecto de água suja. No mercado português achei refrigerante de maçã, gengibre e ananás (como alguns deles chamam o abacaxi). Comprei o de abacaxi pra experimentar e é delicioso! :D Também tinha pra vender Coca-cola sem cafeína, mas deixo essa aventura pros mais corajosos.



Não sei se esse é o maior orgulho português, mas se não é, deveria ser: O PÃO. O pão deles é incrível. E quando eu digo incrível, é incrível mesmo. O sabor é simplesmente delicioso, não é que nem a paçoca que achamos pra vender no Brasil. E em qualquer muquifo você acha uma boa variedade de pães de nomes engraçados para escolher (caralhota, carcaça, cacetinho) e são todos deliciosos. Tá, eu não provei todos , mas não tenho a menor dúvida que são deliciosos! Eu sou louca por pães e eles desenvolveram a arte como ninguém. Se você quiser um complemento para o prato principal, sugiro manteiga. Só. Não afogue o sabor rico do pão com outras coisas. Cheire. Morda. Mastigue. Aprecie. Eu podia passar a vida comendo o pão português, seria muito feliz. Quando voltei ao mesmo mercado depois de descobrir essa façanha, senti muita vontade de dançar balé e jogar beijos para os pães, mas por algum motivo minha amiga não ia gostar muito.


Ô diliça, vem ni mim!

Esse é o ingrediente português mais conhecido (no mundo?): o bacalhau. Claro que era época de Páscoa e tinha toneladas de bacalhau lindamente expostas para fregueses de todos os gostos. Mas acho que por mais que seja famoso, o bacalhau não é o arroz e feijão português. Duvido que eles comam todo dia, apesar de delicioso!


Outra coisa deliciosa em Portugal são os queijos. Tá, Portugal não é um país de queijos como a França, Itália e Holanda, mas fabrica (ou importa) queijos de excelente qualidade e excelente preço. Claro que me arrependi de não ter comprado um de cada para uma Festa do Queijo, mas os que eu provei eram deliciosos. O que eu mais gostei foi o queijo de cabra, cremoso e delicioso. Comprei uma rodela assim do tamanho da palma da minha mão por 1,20 euro. Comi tudo no mesmo dia e não dividi com ninguém. É bom MESMO, e barato MESMO. Tipo, todos.



Fotos de grãos meramente ilustrativas, adorei a forma com que eles foram expostos, em sacos de juta dobrados delicadamente e distribuídos em uma linda palheta de cores.



Na Europa tem uma variedade maior de cogumelos ofertados a preços camaradas nos mercados. E o povo come mesmo. Aqui são só 6 tipos, mas todo lugar que eu vou tem um monte de cogumelos bonitos à venda para colocar em saladas, fazer molhos e outros pratos.


Coisa linda de deus!



Para finalizar, acima, algumas especiarias, castanhas e frutas secas. Tudo isso é realmente barato. Dá pra ser um gourmet muito feliz em Portugal. Lindas as cores e texturas, hã?