quinta-feira, 21 de março de 2013

Travel Journal

Hoje é dia de apresentar o famoso Travel Journal!! Pra quem não sabe, vou ficar em torno de 6 meses na Europa. Cheguei em Portugal há 2 dias, e realmente não tenho parado de correr de um lado pro outro. Quem já turistou, sabe. Fazemos coisas o dia todo e chagamos mortos em casa, querendo dormir e só. Não dá tempo de atualizar blog, nem nada. Mas vou tentando aos poucos ok? Então, esse é meu Travel Journal, um caderno que eu mesma fiz (exceto as folhas de dentro, claro). Mas qualquer caderno serve! Hoje em dia  há cadernos específicos pra isso, muitas vezes com informações para completar e facilitar a sua vida. Eu resolvi fazer o meu do zero, mas acho que não vou ter essa paciência com os próximos, hehe.



O elástico é opcional, mas eu acho muito importante porque é legal colar um monte de notas fiscais e rótulos no seu Travel Journal pra deixar ele mais bonito e completo. E quem não gosta de colagens? Se eu fosse sugerir uma lista de materiais essenciais para fazer um caderno bem legal, seria: tesoura e cola, fita adesiva, canetas coloridas de todos os tipos, clipes (eu prefiro os coloridos), régua, adesivos e todo o tipo de papéis que você encontrar durante a sua viagem, o que inclui panfletos (recortar e colar alguns detalhes de imagens de locais que você visitou), notas fiscais, folhas secas, embalagens, etc. Recortes de revistas também ajudam a deixar o caderno mais alegrinho! :)


Para a primeira página de dentro, fiz uma contra-capa com letras de papel para scrapbook, adesivo e aplicação de stencil. Nada disso é realmente essencial, ainda mais porque  papel de scrap tem um custo alto. Dá pra conseguir o mesmo efeito com papel de presente, que é bem mais barato quando não é gratuito se você guardar as embalagens do Natal e aniversário. A primeira página tem um mapa da Europa colado de um livro antigo de geografia e por cima, um plástico que fiz colando duas faces de papel contact uma contra a outra e depois com fita-adesiva ao caderno. Nela, faço traçados com caneta permanente para marcar meu itinerário na Europa. Se errar, é só limpar com um paninho embebido em álcool e fazer de novo. :) Sem treta.


Para essa página, usei recortes de revista. Da lua, do super-homem e as letrinhas também. Acrescentei uma foto 3x4 minha e esses detalhes feitos com giz de cera. Uma coisa legal do Travel Journal é que não precisa ser perfeito. Você pode errar, sujá-lo, fazer desenhos super simples meio "de criança", que a lambança sempre fica legal.


Também é legal inserir detalhes coloridos e escritos dinâmicos que virem de cabeça pra baixo e façam uma confusão mental. Você vai precisar prestar atenção nos detalhes para entender, o que é legal também. Eu particularmente gosto de escrever coisas com fontes diferentes para ele ficar bem diversificado. Não sei fazer fontes malucas de cabeça, então tenho um pedaço de papel onde anoto alguns padrões que vejo na internet e na rua para usar no Travel Journal. Se não fosse esse gabarito, o caderno ia ter todas as páginas bem parecidas, o que não é bem meu estilo.


Para essa página, usei bandeirinhas feitas com saco de pão. Dá pra fazer um caderno bem legal com baixo custo, percebe? É só ter um olhar criativo ao que passa pelas suas mãos. Uma embalagem de comida (desde que não muito melada, claro), pode se transformar em uma colagem incrível e única, que ninguém mais vai ter. Essa é a essência do Travel Journal pra mim. Uma coisa feita por você e para você, para as suas lembranças e experiências.


Se você tiver dificuldade em achar colagens específicas dos locais em que você visita, pode pegar panfletos nos aeroportos, hotéis e centrais de turismo. Sempre tem um monte de informações legais pra você colar e imagens ilustrativas. Se mesmo assim você não tiver satisfeito, imprima imagens da internet. Ou misture tudo, o que é bem mais legal! :D


Se você souber desenhar, também é legal desenhar coisas pelas quais você poassa ou espera passar. Quando escrever sobre o seu dia-a-dia, lembre-se de usar muitas cores, cada dia de uma cor ou ainda palavras-chave com cores e/ou fontes diferentes, que se sobressaiam. Você pode colocar as músicas que tocavam na época da viagem, ou ainda aquela música que a descreve perfeitamente, ainda cheiros e sabores que experimentou durante a viagem. É legal tentar descrever o seu dia nos mínimos detalhes, exatamente o que você pensou e sentiu quando fez o que fez. Na hora de escrever pode ser meio chato porque dá trabalho, mas com certeza você não vai se arrepender quando ler o caderno 10 anos depois.

É isso aí! :) Essas são as minhas dicas de hoje! Espero que tenham gostado!