sábado, 10 de outubro de 2015

Lettering - Caligrafia

Já faz alguns anos que eu coleciono fontes diversas em retalhos de papel pra ajudar a ilustrar meus travel journals. Sempre que vejo uma fonte legal na internet, copio para esse pedaço de papel e vou carregando ele por aí, pro caso de precisar copiar do gabarito. Depois que peguei emprestado o livro de Caligrafia e as canetas próprias, comecei a pesquisar um pouco sobre as diferentes formas de produzir letras. Claro que ainda sou iniciante e não pratico muito (correria), mas vou continuar investindo nesse aprendizado. Hoje vou mostrar um pouco do que consegui reunir no meu sketch e os materiais que usei para fazer cada coisa.



Essa página na verdade tem um monte de estilos diferentes. Geralmente uso canetas hidrográficas para fazê-los, que é uma boa alternativa de preço ao caríssimo mundo da caligrafia. A exceção é o "brush", feito em aquarela e pincel (tem mais aqui). Esse foi um jeito que eu encontrei de enfeitar os meus desenhos, como esse exemplo com pássaros. Essas são as fontes que eu mais tenho usado nos travel journals.







Essas são canetas próprias para caligrafia que eu peguei emprestado junto com esse livro. Passei todas as fontes diferentes do livro pro meu sketch, para devolver (juro que vou) e continuar treinando com base no gabarito. Essas canetas são bem mais caras (entre 25 e 30 reais cada).




Essas letras foram feitas com bico de pena, depois de muito apanhar pra aprender a usar (você pode conhecê-los aqui). Claro que alguns bicos são melhores que outros e a gente acaba tendo alguns preferidos. O suporte eu não me lembro bem quanto custa, acho que em torno de 10 reais. Os bicos, no Brasil, custam em torno de 7 reais. Eu tive a sorte de comprar os meus na Argentina, então gastei em torno de 20 centavos cada, em uma feira de antiguidades.

Meu sonho é que depois de muito treinar, eu tenha incorporado grande parte desses estilos e consiga fazê-los de cabeça, com um traço único fluido e firme. E que aprenda a fazer arabescos também, pra não passar essa vergonha aí.