domingo, 22 de março de 2015

Os mini ovinhos mais fáceis do mundo


Desde que comecei a arcar com meus próprios ovos de páscoa sempre superfaturados, quis transformar essa onda capitalista em arte e diversão. Faz alguns anos que faço meus próprios ovos de páscoa e vou te dizer, toda páscoa é a mesma coisa: cago tudo. Chocolate é sem dúvida o material mais difícil que já trabalhei na vida. Ele é muito delicado, sensível à temperatura e umidade, precisa de temperagem e atenção constante e depois de tanta cagada, descobri na Ana Maria Braga (veja só você) um jeito fácil de fazer os ovinhos e não consigo abrir mão. Aqui eu te ensino como, você vai precisar de:



  • Uma forma de plástico no formato de ovinhos (custa um real, você acha em lojas especializadas em confeitaria e distribuidoras de doces. Essa eu consegui em uma loja que vende formas para sabonetes);
  • Um chocolate qualquer de supermercado mesmo;
  • Um pouquinho de manteiga;
  • Papel alumínio para embrulhar o ovinho (usei esse estampadinho, que custa em torno de 6 reais o pacote com 100 unidades).



A primeira coisa a fazer é ralar o chocolate. O meu está esbranquiçado porque ficou na geladeira, mas não tem problema!


A proporção de manteiga utilizada varia muito em função da quantidade de chocolate. Entenda: ele precisa umidecer levemente o chocolate e não derretê-lo. Essa sujeirinha de manteiga que usei (não foi a colher inteira) umideceu demais meu chocolate, precisa ser pouquinho mesmo. Derreta a manteiga no microondas até ela ficar líquida, mas não quente. O ponto é conseguir tocar sem se queimar (não seja topeira colocando o dedo direto na manteiga, sinta o calor do pote e do vapor antes, pelamor).


Misture. O ponto é uma farofa levemente úmida, mas ainda dá pra ver os farelinhos de chocolate.


Observe que usei manteiga demais, use menos ok? Complete a forma com o chocolate e pressione para "sentar". Coloque no congelador por um minutinho.


Quando você tirar, vai ficar mais ou menos assim. Você pode aparar as bordinhas pra ficar bem redondinho. Agora é só juntar duas metades e embrulhar no papelzinho.
Além de ver várias opções de presentes que dá pra fazer com esses ovinhos, também dá pra usá-los em uma caça aos ovos bem legal com crianças. Distribua pela casa, parque, etc e deixe que as crianças procurem. Faça desde feriado uma fonte de momentos bons para passar com elas e não apenas o ganho de um ovo superfaturado que explora a publicidade infantil. Tem um texto bem legal sobre isso aqui.

Se você quiser aprender a fazer um ovo bem legal de papel marchê que eu já ensinei, clique aqui.