segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Agenda / Organizador / Faz Tudo 2015



Andando pelos blogs mundo afora, conheci o ScrapBi por meio deste post, que fala sobre agendas do tipo fichário, as tais filofax, tilifax, fifofax etc. Já vi pra vender e até considerei, mas não faz meu estilo. Olhei bem pro blog dela, pra cara dela e pra agenda dela, depois pro meu caderninho THE DOG da Spiral (veja ele aqui), que eu usava como agenda e perguntei pra mim mesma "Por que, meu deus?". Existe algum motivo para eu, que faço cadernos personalizados pra absolutamente tudo, manter um caderninho de 2,50 de papelaria como ferramenta principal do dia a dia? E não tem, minha veia artística sentiu vergonha. Eu bati o olho no post da Gabi e disse "Chega. Isso vai mudar agora". Claro que por fazer vários cadernos, sempre tenho um pedaço de Paraná sobrando aqui em casa, mas qualquer papelão serve. Receita fácil: papelão + papel mais durinho pra acabamento + tesoura + cola + retalho de tecido. Se quiser saber como eu fiz minha agendinha, clique aqui!


Eu usei agenda por muitos anos, principalmente na época de escola e elas eram boas aliadas. Mas eu ficava chateada com o fato de vários dias ficarem absolutamente em branco, enquanto outros eram pequenos pra anotar a quantidade de tarefas e coisas pra fazer. Então, quando entrei pra faculdade, comprei um caderninho pequeno baratinho que usava como agenda, anotando absolutamente tudo misturado e deu certo durante toda a minha graduação.


Já hoje, querendo uma coisa mais artística, trouxe o que já estava fazendo em desenho para o dia-a-dia. E já tinha tudo em casa, não precisei comprar NADA. Peguei um antigo caderno de rascunho (aquelas sobrinhas que a gente não usa) e fui em uma papelaria (dei sorte!) que tinha uma guilhotina industrial. Acho que qualquer papelaria que faz encadernação de monografias tem uma dessas. Se não, você pode procurar uma gráfica ou cortar tudo na mão mesmo, a bunda não cai. Depois furei todas as folhas à mão e usei pra rechear a agendinha. Para as divisórias, usei pedacinhos de papel de scrapbook que estavam sobrando aqui. Eu nunca jogo nenhum pedacinho de papel de scrap fora porque eles sempre têm utilidade (principalmente tags pra presentes). No fim das contas, juntei agenda com planner, organizador, sketchbook e virou esse samba do criolo doido.



As categorias que usei foram: 

  • Info: informações gerais que não posso deixar de lembrar, como os desodorantes dos quais sou alérgica, telefone e endereço do veterinário, números dos apartamentos das minhas amigas (que sempre esqueço), minha zona eleitoral, hospitais que aceitam meu plano e seus telefones, vacinas que já tomei/preciso tomar, e-mails importantes de professores, senhas de sites que só acessamos uma vez na vida, músicas que preciso baixar, livros que preciso ler, filmes que preciso assistir e milhares de informações que acho importante guardar comigo.











  • Agenda: Basicamente lista de compromissos e TO DO lists. Dividi por meses, mas não por dias, para ter a liberdade de anotar só quando for necessário e a quantidade que for preciso. O bom do fichário é que você pode acrescentar informações no meio, como notas fiscais importantes de guardar e outras coisas (como essa frase de incentivo de papel de scrap). Separado assim fica bem melhor do que procurar em todo o caderno "Onde tava o endereço daquele médico da minha consulta de hoje?".





  • Blog: categoria de idéias de posts para o blog. No meu caderninho Spiral furreca eu já tinha essa divisória marcada com um post it e é mesmo muito útil. Mas vira e mexe faltava ou sobrava páginas e assim é bem mais prático, principalmente para anotar aquelas idéias que surgem na fila do banco ou outros momentos aleatórios. Vou direto na categoria, não preciso ficar procurando na agenda depois.




  • Receitas: Essa claro, só pra quem gosta e é bem pessoal pra mim. Eu assisto muitos programas de culinária na TV e às vezes o(a) apresentador(a) fala bem rápido os ingredientes de uma receita incrível, aí eu anoto rapidinho e tento fazer em casa (na maioria das vezes, não haha). Também tinha no meu caderninho fuleiro com uma lista de receitas para testar.




  • Arte: esse eu uso muito, é basicamente uma lista de projetos e vira e mexe tem uma técnica ou idéia que quero desenvolver, uma marca de material que gostaria de comprar, etc.




  • Sketches: não tenho mais desculpa pra não desenhar na rua, nos momentos de tédio. O modelo fichário permite colocar uma série de tipos de folhas diferentes, como a básica de impressão, Canson, cartolina, craft, o que você quiser. Fiz esse caderno estrategicamente do mesmo tamanho do meu mini sketchbook, para transferir os desenhos de um para o outro.



Bolsinho porta-treco: que não é uma categoria, só um saquinho do tipo Ziplock bem antigo da TAM, que provavelmente veio uma escova de dentes dentro. Furei e coloquei na minha agenda. <3


Adesivinhos para decorar, arrancado de cadernos antigos e adaptado para fichário com um retalhinho de papel. O potencial de reutilização de um modelo fichário é infinito. Você pode colocar e tirar coisas à sua vontade, também o miolo com os conteúdos, inserir novas tags sem precisar rasgar nada, pra mim é perfeito.


Post its salva vidas!


Ufa! Falei demais ahn? Adorei como ficou :) que venha 2015!

Se você quiser ver um post bem legal sobre caderno de organização, pode ver esse post da Beebs, que me apresentou o conceito!