terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Travel Journal How To: antes da viagem


Resolvi criar uma série de posts ensinando a fazer um Travel Journal. Antes de começar a fazer os meus, dei uma boa procurada na internet e encontrei pouquíssimas referências. Senti falta de um tutorial com boas dicas. Por isso, vou fazer o meu próprio, na esperança que isso cresça e seja mais fácil para a posteridade buscar inspiração nos seus próprios projetos. :)


A primeira fase, para mim, é a mais divertida e muito muito importante. É nesta etapa que você decide o formato do seu Travel Journal. Pode ser caderno, fichário, pasta sanfona, pasta de envelopes transparentes, ou mesmo uma caixa onde você coloca as páginas separadamente junto com pequenas lembranças (quero tentar essa um dia!). Essa também é a fase da inspiração, quando você pesquisa vários aspectos sobre a(s) cidade(s) que irá visitar. Você pode fazer inúmeras listas como: o que comer, o que visitar, pessoas que gostaria de encontrar, paisagens para ver, museus, pontos turísticos, personalidades famosas, curiosidades, hábitos locais, programas culturais, além das dicas de amigos/parentes que já visitaram o local. Também é bom anotar dados de sobrevivência importantes: como ligar para casa, palavras e expressões essenciais, cotação da moeda local, onde é possível encontrar a embaixada do Brasil, telefones de emergência (polícia, ambulância, bombeiros), passo a passo de como acionar sua seguradora de saúde, etc. Também é bom anexar um belo mapa!


Alguns truques enriquecem visualmente o seu Travel Journal em qualquer etapa. Acho importante ter elementos visuais diferentes, que chamem atenção. Essa é a hora de investir em recortes de vários tipos e cores de papéis, carimbos, tesouras de picotar em algumas páginas, cantoneiras, fitas, apliques, canetas coloridas, adesivos, etc etc. Não economize criatividade. Eu pessoalmente tenho alguma dificuldade em composições em papel, por isso sempre busco inspiração na internet. Vejo uma imagem interessante e tento decompor seu passo-a-passo e adaptar ao que tenho em casa.


As fotos desse post são do meu Travel Journal da Argentina. Na imagem acima, uma aquarela de uma caricatura (via google) do Diego Maradona, e alguns dos seus apelidos. Acho que é importante conhecer um pouco do Dieguito porque eu gosto muito de futebol, ele é uma figura extremamente influente na Argentina, além de que visitar o estádio La Bombonera (do Boca Juniors) estava nos meus planos (pena que não consegui, deixa pra próxima hermanos :( ).


Um pouco sobre a história da Floralis Genérica, um ponto turístico muito bonito e singular da cidade, e seu endereço.


Mais informação sobre dois pontos turísticos essenciais, a Plaza de Mayo e a Casa Rosada.


Não tem como pensar em Argentina sem lembrar da Mafalda, do Quino. Sem comentários sobre essa linda menininha de 6 anos super crítica, que todo mundo conhece. Pesquisando sobre ela, descobri coisas que não sabia, como que ela ama Beatles e que Quino não faz publicações da Mafalda há muitos anos. Triste porque não vemos mais coisas novas, e feliz porque é mais fácil completar sua coleção da obra. Tirar foto com a foto da Mafalda também era um must to do da viagem.


Um daqueles museus que a gente simplesmente PRECISA visitar. Se não tivesse pesquisado, certamente teria perdido a oportunidade de ver ao vivo obras de Turner, Warhol, Rodin, Dali e Klimt. Não preciso comentar a DIMENSÃO desses caras né??


Mesmo que você liste coisas demais e que saiba que certamente não irá visitar tudo, pesquise o máximo que puder, para ter opções. Às vezes a gente está simplesmente passando por um lugar e consulta o caderno para ver o que tem de bom por ali, afinal você já está lá e tudo se torna uma incrível experiência. Não pule esta etapa, não visite um lugar sem pesquisar. O momento da pesquisa se junta com a preparação do caderno para receber as informações da viagem e também funciona como uma introdução decorada e inspiradora. Por fim, anexe envelopes, de preferência um por dia, para que você possa organizar notas fiscais, folhetos, informações etc. Isso facilita muito na hora de passá-los para o caderno, caso você queira colar e anotar comentários.

Espero que tenham gostado! :)

Anteriormente fiz outro post com algumas dicas para o Travel Journal. Se quiser relembrar, tá aqui ó.
Também mostrei o tutorial de como fazer um fichário como este, aqui.