Aquarela das principais atrações do Festival Sesi Bonecos do Mundo. |
Há uma semana, fui conhecer o festival Sesi Bonecos do Mundo que estava acontecendo no Museu da República. Indicação de uma amiga do trabalho que está sempre por dentro dos eventos culturais (em sua maioria gratuitos) que acontecem na cidade, ela disse que tinha achado incrível. Fui nos dois últimos (e principais) dias, sábado e domingo. O que você encontra por lá? Vários palcos com algumas apresentações simultâneas de pelo menos 5 países do mundo, entre vários artistas brasileiros. Comida. Exposição com bonecos de vários países. Bonecos e marionetes para comprar. Pipoca. Show de graça do Pato Fu. Muita criança. E é MUITO bom! Não é bobinho porque é de criança! Quem tiver a oportunidade de ir, eu indico fortemente!!
Circo dos Fios - Levantador de peso e Viktor Antonov. |
Levei minha máquina para testar a lente nova e tentar tirar algumas fotos bem legais dos espetáculos. Mas minha falta de prática comprometeu bastante esse processo. :( Tirei vááárias fotos e a maioria ficou uma droga (tenho dificuldade em fotografar no escuro :/). As melhorzinhas consegui agrupar aqui para mostrar pra vocês. A primeira apresentação que mostro aqui são os marionetes de Viktor Antonov, em seu espetáculo Circo dos Fios, diretamente da Rússia.
Circo dos Fios - Engolidor de Facas. |
Circo dos Fios - Camelo voador. |
Circo dos Fios - Narguilé e dançarina do ventre. |
Circo dos Fios - Palhaço maestro e pássaro cantor. |
No meio do show, Viktor consegue fazer algumas mágicas que fazem você duvidar dos próprios olhos, quer dizer... são só marionetes! É mesmo incrível, muito divertido e não há diálogos, então nenhum problema com a língua! Cada personagem dele faz uma coisa diferente!
Outro grupo da Rússia que me apaixonei, foi o Tenj, com o espetáculo Metamorphosis, vencedor de vários prêmios. Nesse dia, não estava com a minha máquina, então nada de fotos. A proposta da apresentação é usar a música clássica como plano de fundo para desenhar personagens e contar histórias. Eles usaram canetas, areia e pasmem, água! Procurei no YouTube alguma referência para compartilhar e encontrei essa:
Deu só água na boca mesmo porque a apresentação tem muitas coisas interessantes!!
Esse da foto abaixo é o Punch e Judy do grupo inglês Story Box Theatre. Como estava acontecendo ao mesmo tempo que outros, tive que escolher e não assisti esse. :( Quem sabe na próxima!
O meu grupo preferido foi o koreano Art Stage San com o espetáculo A História de Dallae. Foi a última apresentação de domingo e valeu muito a pena esperar. Eles misturam teatro humano com teatro de bonecos. Tem censura 10 anos porque tem uma temática leve de morte que pode fazer crianças pequenas ficarem com medo. Mas a história é muito bonita, fala de amor, esperança e imaginação. O grupo é muito muito muito profissional, fiquei boquiaberta! E os bonecos... lindos de morrer!! Por que bonequinhos orientais são TÃO gracinha??
Assisti ao Romeu mais Julieta do grupo brasileiro Casa Volante, que é muito divertido, várias cenas engraçadas e o cenário, os bonecos, tudo tão bem feitinho! Também vi Mira, do grupo De Pernas pro Ar, que usa bonecos gigantes inspirados na arte de Miró (o amarelo chora e molha todo mundo <3). Tentei assistir As Aventuras de Alice no País das Maravilhas do Giramundo, mas o lugar em que eu estava sentada era bem ruim. A apresentação na área externa do Museu ficou muito comprometida. Disseram que no auditório ficou tudo perfeito, já que misturam teatro de bonecos com efeitos de projeção de computador. Quem sabe surge outra oportunidade melhor... :(
Também teve show (também gratuito) do Pato Fu, que usava instrumentos de brinquedo para compor a apresentação. Ficou MUITO legal! Eles usaram vários brinquedos da nossa infância para tocar as músicas, melhor impossível. O pessoal da banda é muito simpático e o grupo Giramundo fez participação especial, com fantoches que interagiam com a banda e faziam a segunda voz das músicas. Valeu muito a pena!
A próxima parada é Cuiabá, e o evento vai do dia 27 (amanhã) até o dia primeiro de setembro!
Mais informações e fotos no site do Festival!