"Quem visita Moscou já tem uma atração em mente: a formidável Catedral de São Basílio. A multicolorida e alegórica igreja ortodoxa cristã fica no coração da cidade, na Praça Vermelha, junto aos muros do Krêmlin. Construído sob ordens de Ivan, o Terrível, após sua vitória na batalha de Kazhan, esta é provavelmente a imagem mais conhecida da Rússia no exterior.
Seus domos coloridos encimam pequenas capelas, sendo uma representação da Cidade de Deus revelada a São João, o Divino. Com claras influências bizantinas, o projeto de Posnik Yakolev foi concluído em 1561. Uma das lendas mais resistentes ligadas a São Basílio é que o czar, satisfeitíssimo com o trabalho final, mandou cegar o arquiteto para que ele nunca mais pudesse construir algo semelhante. O fato é que várias obras de Yakolev, incluindo a Catedral de Vladimir, foram levantadas após a policromática catedral moscovita."
Pensei em milhares de coisas para escrever nesse post, mas agora que é a hora, nada me vem a cabeça. Eu podia me aprimorar na História da Catedral, mas não é bem o objetivo do blog, nem eu sou tão entendedora para passar informações seguras. Só digo que é a coisa mais linda que eu já vi na vida. Já estava nos meus planos vê-la pessoalmente quando o assunto Rússia surgiu, e eu já admirava muito antes de pensar em viajar. Pra mim, eram os Palácios de Doces. Eu não sabia que a gente ia ver a Catedral quando saímos de casa naquele dia. Por onde estávamos, no metrô, havia várias construções e um pequeno declive até chegar nela. Eu não sabia disso. Vi uma pontinha colorida e pensei "Será que é?". Andei um pouquinho "Caramba, é...?". Alguns palavrões encheram minha boca, mas logo sumiram, como qualquer palavra que pudesse me vir à cabeça. Simplesmente é isso, não tem palavras. Se pudesse, ficaria o dia todo admirando. A vida toda. Sem cansar.
Obrigada Rússia, sua linda.